Quem Somos

 

Um dia, o mestre das montanhas percebeu o quão tristes estavam as pessoas da cidade com suas rotinas, anseios, medos e preocupações. Foi então que ele resolveu descer para ensinar que podemos ter uma vida intensa, emocionante, diferente, ousada e cheia de aventuras.”

Venha conhecer um novo mundo com a gente!

Busque-nos! Encontre-se!

 

Apresentação

A paixão pelos esportes de montanha é o que nos une, nos motiva e nos fortalece. Escalar uma montanha, fazer longas caminhadas, duras travessias, nos desafia, dispara nossa adrenalina. Somos o Grupo Paulista de Montanhismo, mas pode nos chamar apenas de GPM.

Venha nos conhecer, participar de nossos cursos, eventos e fazer parte dessa grande família.

 

Quem somos

Somos uma instituição sem fins econômicos que tem como objetivo divulgar, promover e incentivar a prática e o ensino dos esportes de montanha com responsabilidade e segurança.

O GPM não é apenas uma escola onde se vai para aprender a escalar montanhas. Sempre buscamos ir além. Como acreditamos que é possível construir um mundo melhor – por meio do esporte que tanto amamos -, desenvolvemos projetos que concretizem a nossa crença, como nossas ações sociais – a Escalada para Deficientes Visuais e o Adote uma Montanha – e os nossos cursos, pensados tanto para quem não sabe nada do esporte, quanto para quem já escala e anseia por novos desafios.

O GPM é a realização do sonho de um grupo de montanhistas que desde 1995 realiza atividades em montanhas, gente apaixonada pelo que faz, por compartilhar conhecimento e pela vida ao ar livre.

Todos os anos mudamos a vida de muitas pessoas.

 

Quem faz o GPM

Fazem parte do Grupo Paulista de Montanhismo profissionais com sólida experiência prática nas diversas modalidades de esporte de montanha. Gente aficionada pela energia que o esporte ao ar livre libera em cada indivíduo e interessada em transmitir esse conhecimento para os alunos.

Todos os anos, criamos cursos e eventos sobre o montanhismo, em animadas reuniões de planejamento, de uma agitada agenda anual de aulas e diversas atividades ligadas à escalada, trekking, hiking, além de ações sociais. Somos todos voluntários nessa empreitada. Além da diretoria-executiva, composta por seis membros, muita gente comprometida com o grupo colabora para fazer do GPM um espaço privilegiado.

As portas estão abertas para novos voluntários interessados, aguerridos e engajados. Quem entra para o GPM acaba envolvido por uma equipe que vê no montanhismo uma filosofia de vida, um momento para exercer a liderança, desenvolver espírito de equipe, praticar companheirismo e amor à natureza, atividades que aumentam a paz interior. Ninguém sai do GPM, da mesma forma que entrou!

Se interessou? Então, vem conhecer a gente. Vai ser muito bom te ver em nossos cursos e eventos.

 

Como começou

Embora o GPM tenha sido oficializado em 2004, nosso grupo já vinha realizando atividades em montanhas desde 1995.

À época, centenas de brasileiros, descendentes de japoneses, eram agraciados com bolsas de estudo e de estágio no Japão. Quando retornavam, enquanto buscavam colocação no mercado, a associação de ex-bolsistas oferecia cursos profissionais, culturais e de entretenimento.

Foi nesse contexto que se iniciaram os Cursos Básicos de Montanhismo, inicialmente para ex-bolsistas e posteriormente, abertos para a comunidade.

Os cursos seguiram evoluindo, até que, em 2003, decidimos montar oficialmente a estrutura do que hoje é o Grupo Paulista de Montanhismo.

Lá se vão mais de duas décadas e mais de 250 montanhistas formados, todos “picados pelo mosquito” da liberdade, da emoção e da aventura.

 

Nossa Paixão

Somos apaixonados pelos esportes de montanha. Temos um enorme prazer em estar em contato com a natureza, ao ar livre, seja na rocha ou na neve. É um estilo de vida saudável, aventureiro e inspirador. Isso nos faz felizes, e acreditamos no poder transformador do montanhismo e de tudo que ele mobiliza em cada um de nós como: espírito de liderança, determinação, confiança, amor, companheirismo e superação. Criamos o GPM para compartilhar nossa filosofia de vida e experiências adquiridas em anos de escalada e, assim, popularizar a prática para que possamos compartilhar com mais pessoas essa sensação de felicidade e liberdade que só o montanhismo pode proporcionar.

Missão

Promover a prática do montanhismo de forma segura, respeitando as legislações, normas e padrões vigentes.

Visão

O GPM quer ser uma referência na prática do montanhismo pela sua competência, ética, qualidade e respeito pela natureza.

Valores

Atuar com ética profissional, honestidade e transparência
Utilizar as mais recentes, melhores e mais seguras técnicas do montanhismo
Respeitar nossos associados, colaboradores, parceiros comerciais e concorrentes
Agir com responsabilidade social, visando em todas as ações, a proteção e preservação ambiental

Projetos Sociais

Construir um futuro de harmonia e respeito pela natureza, e criar meios de acessibilidade para que pessoas com necessidades especiais consigam desfrutar das mesmas oportunidades nos esportes de montanha, tornou-se uma obsessão para nós. Acreditamos que as duas coisas estão fortemente relacionadas, por isso, convidamos você a conhecer, e participar, de nossas ações sociais por um mundo melhor.

image

INCLUSÃO SOCIAL

Pessoas portadoras de alguma necessidade especial são merecedoras dos mesmos direitos que quaisquer outros cidadãos, isso inclui o direito à prática esportiva de maneira segura e responsável. Os esportes de aventura introduzem desafios e motivações a mais para essas pessoas. Eles são fundamentais para a autoestima e a autoconfiança deles. Nós queremos melhorar a qualidade de vida dessas pessoas incentivando-as a dar passos numa direção que elas jamais imaginaram. Todos os anos, nós ampliamos nossa oferta de eventos para pessoas com necessidades especiais (PNE). Com muito estudo, criatividade e inovação, identificamos e desenvolvemos as melhores técnicas para proporcionar a essas pessoas, uma experiência segura e inesquecível.

Veja o vídeo de como foi o nosso projeto-piloto. É emocionante!

image

ADOTE UMA MONTANHA

Todos os anos, o GPM escolhe uma montanha para recolher o lixo jogado e fazer pequenos reparos em suas trilhas e encostas. Esse projeto de cuidado e proteção da natureza, surgiu da necessidade de levar esse tipo de ação comunitária, para as áreas públicas e privadas, que não possuem uma política de manutenção e preservação ambiental. Somos defensores e praticantes dos esportes de montanha com responsabilidade e mínimo impacto ambiental. Essa ação é realizada por nossos alunos e voluntários, que aprendem desde muito cedo, que a conservação e a preservação da natureza, é um dever de todos nós.

Depoimentos dos Executivos

“No Grupo Paulista de Montanhismo, nós incentivamos você a superar os seus limites, experimentar novas emoções, ficar mais próximo da natureza, fazer novos amigos e viver experiências incríveis!

Muito mais que um esporte, o montanhismo é para nós, uma filosofia de vida.

Desafie-se! Um mundo de aventuras espera por você aqui!”

Marcelo Franco
Presidente

“Se você está cansado da rotina casa-trabalho-academia-casa e procura por algo diferente.
Se você acredita que tolice é viver uma vida sem aventuras.
Se você curte viajar e viver ao ar livre.
Se você gosta de desafios e emoções fortes.
Se você procura sempre fazer aquela foto perfeita.
Se você quer conhecer pessoas que pensam da mesma forma.
Experimente, venha conhecer o GPM!”

Flávio Kitahara
Vice-Presidente

“O GPM é uma grande família, que só aumenta a cada nova temporada de montanhismo!

Por aqui passam, todos os anos, pessoas com diferentes experiências e histórias de vida, que sempre enriquecem nossos cursos e eventos, e que agregam conhecimentos e nos fazem crescer como profissionais e pessoas.

Junte-se a nós, e descubra que sair da sua “zona de conforto” é uma atitude que vale muito à pena!”

Nilton Ueda
Tesoureiro

“Como todo esporte, o montanhismo exige planejamento, dedicação, preparo físico e mental. Todos os anos, conseguimos convencer dezenas de pessoas, vindas de todos os lugares do país, que uma vida intensa, e cheia de aventuras, está ao alcance de todos.

A atração pela superação, pelo prazer de ir mais além e de ser livre e autêntico é uma filosofia que todos no GPM têm em comum. Aqui nós ensinamos você a praticar escaladas e fazer grandes caminhadas de forma consciente, segura e causando o mínimo impacto ambiental

Entre em contato para saber mais e não perca essa chance única de reescrever a sua história!”

Mariana Barce
Membro do Conselho

Associe sua marca com a nossa

Preencha as informações e entraremos em contato.