10 Regras de Segurança para Atividades na Montanha
Se você é da comunidade de aventureiros que não vê a hora de ter um tempinho livre para pegar a estrada e correr por aí em direção as montanhas, saiba que, para que essa atividade continue sendo a maior paixão da sua vida, é preciso alguns cuidados.
É importante ter em mente que os recursos em uma montanha, nada tem a ver com os recursos que temos aqui, na cidade. Os recursos lá são naturais. Importantes para a nossa sobrevivência. Os recursos aqui, cada vez maiores, mais ágeis, mais precisos e tecnológicos. Por estarmos cada vez mais adaptados e acostumados a recursos tecnológicos capazes de resolver muitos problemas da nossa vida, isso pode nos deixar um pouco mal acostumados.
Para que você não corra o risco de partir para uma dessas aventuras e ela se torne um caos na sua vida, e um pesadelo para todos que irão ficar preocupados com a sua integridade física, aconselhamos você a seguir algumas normas de segurança a fim de transformar a sua expedição em um dos melhores momentos da sua vida.
1. Faça um planejamento
Se você quer ter boas histórias para contar, tenha em primeiro lugar um planejamento para executar a sua expedição. Se você quer aproveitá-la ao máximo, cuide para que ela seja organizada desde o início
Antes de sair para qualquer expedição, por mais ‘conhecida’ que seja essa trilha, não deixe de buscar informações em mídias sociais que você confie. Converse com pessoas que pratiquem esportes de montanha e que levam a sério o perigo iminente em não obedecer certos cuidados.
Notícias falsas são um grande problema. Hoje temos acesso facilitado a um numero muito grande de informações. Mas para que elas se tornem úteis é preciso filtrá-las e buscar fontes seguras.
Durante o seu planejamento é importante consultar a meteorologia para o dia da sua aventura. Não deixe essa consulta de lado. Praticar atividades ao ar livre exige esse tipo de precaução.
2. Escolha uma boa companhia
Mesmo em ótimas condições de saúde, você não pode prever um mal-estar. Se você estiver sozinho é mais difícil conseguir pedir ajuda.
Se você for um iniciante, não pense em fazer uma trilha sozinho. Vá com alguém que já tenha alguma experiência. Isso não tira de você a responsabilidade de estudar o caminho, aprender técnicas de navegação e levar o seu próprio equipamento de segurança. Mas é uma forma de ir adquirindo experiência com quem já está mais familiarizado com essa atividade.
3. Divulgue a sua viagem
É importante que as pessoas próximas a você, saibam onde você estará nos próximos dias, e por quanto tempo. Não saia sem dizer nada a ninguém. Por mais planejada que a sua aventura possa parecer, nenhum de nós tem o controle de tudo. As ações da natureza mesmo que prevista anteriormente, podem ser alteradas durante todo o seu percurso, te deixando à mercê da sorte.
Um bilhete pode salvar a sua vida.
4. Atenção aos itens de segurança
Se a maioria das pessoas, seguissem direitinho normas fundamentais de segurança, muitos acidentes considerados bobos deixariam de acontecer. Ainda hoje mesmo com a quantidade de informações que tentamos compartilhar, muitos insistem em cometer os mesmos erros.
Os seus equipamentos de segurança merecem atenção especial. Eles precisam estar de acordo com a prática esportiva escolhida por você. Nenhum deles podem ser substituídos ou estarem gastos demais ou mesmo danificados (por menor que sejam).
Procure os que tenham boa qualidade. Se você gosta de atividades em meio à natureza, esses equipamentos serão muitas vezes usados por você. Os de qualidade mais alta possuem uma durabilidade maior também.
Antes de sair, teste todos os seus equipamentos: lanternas ou hadlamps, bastão de trekking, confira o seu kit de primeiros socorros, e veja se ele está completo. Cheque a lista de todos esses materiais, confira se todas as funcionalidades estão perfeitas e mais tarde cheque a mesma lista novamente, para ter certeza que todos eles estão na sua mochila.
5. Verifique se os itens são adequados à viagem
Nenhum acessório é trivial. Considere que você vai andar bastante. Essa atividade exige que o calçado seja correto ou você correrá o risco de ter que abandonar o percurso.
Escolha botas macias e de boa qualidade. Não deixe para estreá-las na montanha. Os calçados novos costumam machucar. Geralmente machuca muito e não conseguirá continuar por muito tempo se estiver sentindo dor.
Para casos de travessias, invista numa boa mochila cargueira para o transporte dos pertences. Visite as lojas especializadas, verifique se a loja disponibiliza um modelo adequado para testes-drive, verifique quantos quilos é adequado ao peso e altura.
Para melhor equilíbrio e resistência na trilha, escolha um bastão adequado e deve ajustá-lo de acordo com a altura.
Para o vestuário o ideal é levar blusas de dry-fit ou tecidos sintéticos e calças de tactel ou de ginástica. Jamais utilize jeans ou blusas de malha durante as atividades de trilha, são tecidos que geram calor e prejudica muito na absorção do suor.
Para se proteger de uma eventual mudança de temperaturas, carregue consigo um anorak (casaco de tecido impermeável) ou uma capa de chuva.
6. Aprenda técnicas de navegação
Se você vive em busca de aventuras e quer usá-las para adquirir novos conhecimentos, está aí a chance. Nem todo mundo tem a habilidade de saber se localizar facilmente.
Se você ainda está nos primeiros passos rumo a uma vida outdoor, saiba que esses conhecimentos são fundamentais e que todo montanhista ou candidato a montanhista tem que ter. Independentemente do grau de experiência dos seus companheiros de trekking. É obrigação de cada um, saber se localizar.
7. Desista da sua aventura se for necessário
Se você planejou, consultou as condições climáticas e no dia da sua aventura o clima não era nem de longe o que você tinha sido previsto, desista.
É melhor você estar em segurança adiando a sua viagem para um dia melhor, do que se arriscar a sair num mal tempo e não conseguir retornar.
É frustrante passar tanto tempo planejando e quando chegar o dia você ter que desistir. Mas se o tempo virou e ficou inviável fazer uma atividade outdoor, para a sua segurança é melhor não insistir.
8. Não se distraia
A natureza é viva e pode te surpreender por isso esteja em estado de atenção, mas não se desespere. Essa dica serve tanto para que você não se distraia e deve olhar bem o local que está pisando para não acabar virando o pé ou incêndios próximos torcer por exemplo.
Faça um seguro de viagens, tem várias operadoras especializadas em seguros com viagens de aventuras!
9. Ação em momentos emergenciais
Mesmo você estando em locais de difícil acesso, sabe-se que um pedido de socorro é sim possível. Eles são bem mais difíceis que na cidade e podem demorar bastante a chegar. Mas os resgates existem.
É importante antes de sair, descobrir como pode pedir ajuda caso necessite ou encontre alguém que tenha se acidentado e esteja precisando de primeiros socorros ou mesmo de ser resgatado do local.
10. O local de partida deve ser o mesmo de chegada
Até que você esteja de volta, os cuidados não só com a sua segurança, mas com as dos demais devem ser respeitados até o final.
Se o local que você saiu foi a sua casa e você conseguir voltar para ela em segurança, considere a sua aventura um sucesso!