Em pleno frio de Itatiaia, GPM comemora calorosamente seu aniversário de 15 anos!
Por Aline Damasceno
Finalmente chegou a tão esperada data, 06 de julho de 2019, o dia das comemorações de aniversário dos 15 anos do Grupo Paulista de Montanhismo, o GPM. Para que esse grande evento acontecesse, tudo foi muito bem planejado e organizado pelo Boss, o Nilton Ueda.
Noite mal dormida, partimos de madrugada e chegamos na entrada do Parque Nacional de Itatiaia (PNI) por volta das 7h da manhã num frio fora do normal, aproximadamente 6º C positivos. Após vencer as burocracias de acesso, aproximadamente 30 pessoas do GPM se dividiram, sendo que um grupo fez um trekking até a Cachoeira do Aiuruoca, via circuito 5 lagos, enquanto o outro grupo foi escalar no Morro do Couto.
Após um dia intenso de atividades, colocando as conversas em dia, aproximadamente 70 pessoas se acomodaram nas pousadas dos Lobos e da Dona Olímpia Fonseca.
Por volta das 21h, todos os convidados se concentraram na Pousada dos Lobos para o início das comemorações. A cerimônia teve início com a apresentação do 1º Bloco de videoclipes, iniciando com o Projeto 10 Cumes do GPM, que apresentou imagens das ascensões dos 10 pontos culminantes do Brasil. Em 2005/2006, 60 montanhistas do CEU, CAP e GPM participaram das expedições realizadas no Parque Nacional de Itatiaia, Serra Fina, Caparaó, Monte Roraima e Parque Nacional do Pico da Neblina .
Na sequência, foi apresentado o videoclipe da escalada Big Wall dos 900 metros da clássica via The Nose no El Capitan – Yosemite National Park, California realizada pelos nossos Dinos Luciano Shinkawa, Hiroji Shimabucuro e o amigo russo, Dimitri.
Flávio Kitahara falou sobre como surgiu o Grupo Paulista de Montanhismo. Foi a formalização de um grupo de amigos que ministravam cursos básicos de montanhismo e escalada desde 1995 para ex-bolsistas que foram para o Japão. Com o aumento da procura externa pelo curso, 16 montanhistas fundaram o GPM em 2004. Desde então, 15 anos se passaram e, entidades e montanhistas que voluntariamente contribuíram para a construção e crescimento do GPM foram lembrados e homenageados:
• BIVAK Outfitter
• Márcio Onishi (CBM1995)
• Luis Lieu
• Eduardo Sertório (CBM1995)
• Nelson Kodama (CBM1997)
• Liane Ueda (CBM1997)
• Dílson de Almeida (CBM1999)
• Enzo Ebina (CBM2003)
• Igor Nicoli (CBM2008)
• Edson Vandeira (CBM2011)
• Joel Moraes Neto (CBM2011)
• Vitor Uhle (CBM2012)
• Francisco Costa (CBM2013)
• Marcelo Franco Leite (CBM2014)
Seguiu-se a apresentação do 2º Bloco de videoclipes com imagens do Curso Básico de Montanhismo (CBM) de 2004 até 2019 e o Curso Guia de Cordada (CGC), de 2015 até 2018.
Na sequência, foi apresentado um breve histórico do Projeto de Inclusão Social (PIS) e o respectivo videoclipe exibindo 4 anos em 4 minutos. Desde o projeto piloto em 2016, 2017 e 2018 com DVs e cadeirante em 2018, Trekking com cadeirante em 2019. Os prêmios Destaque do ano de 2016 e o Mosquetão de Ouro em 2018.
Para a minha surpresa, fui agraciada com uma Placa de Homenagem do GPM, em “reconhecimento à minha dedicação e liderança no PIS”, conforme texto com os logos comemorativo dos 15 anos do GPM e PIS, emoldurado por uma linda arte com corda, fita e mosquetões desenvolvida pelo artista Nilton Ueda.
Por fim, foi apresentado o 3º Bloco de videoclipes com as imagens dos eventos, saídas oficiais, saídas entre amigos, oficinas, reciclagens e afins. Seguido pelo videoclipe bem-humorado chamado “Momento Born to Be Alive” com as imagens e momentos mais engraçados, fechando com uma homenagem a todos os alunos que já fizeram o Curso Básico de Montanhismo do GPM.
Encerrando o bloco, um divertido videoclipe do veterano Enzo exibindo um rapel desengonçado do Flávio Kitahara.
Logo em seguida cantamos os parabéns ao GPM. Brindamos e comemos o bolo e os docinhos carinhosamente preparados pela Pâtisserie Na-na-ya.
Para fechar a noite, foram sorteados os fleeces, hags do GPM e por último, o capacete da Black Diamond desenhado pelo nosso Boss, o Nilton Ueda e… quem ganhou essa obra exclusiva foi eu, a sortuda da noite e a sortuda do GPM.
No dia seguinte a aventura pelo Parque Nacional de Itatiaia continuou. Uma turma fez um trekking até o cume do Asa de Hermes, a outra turma seguiu a Pedra do Altar. Alguns na Pedra do Altar escalaram no paredão e outros resolveram caminhar até o cume.
Com o retorno de parte da turma no domingo, na segunda, os remanescentes de dividiram entre escalar no Morro do Camelo e caminhar até a Serrilha dos Cristais. A Serrilha dos Cristais não é um caminho tradicional do PNI, mas tem as suas particularidades quanto a paisagem. No caminho é possível visualizar o Morro do Couto, Prateleiras, Asa de Hermes e Agulhas Negras à esquerda e o complexo da Serra Fina à direita.
Foi um feriado intenso de eventos, alegrias, aventuras, comemorações, emoções, união e espero que aqueles que não conseguiram participar, sintam a energia do evento através desse artigo!
Agradecimentos!
Pousada dos Lobos
Pousada Dona Olímpia
Bivak Outfitter
GTMI Idiomas
Parque Nacional de Itatiaia
Até a próxima!