Aproveite a quarentena para se organizar
Por Aline Damasceno
Vivenciamos uma nova experiência que assola nosso planeta sem prazo para terminar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça que o isolamento social é uma ferramenta determinante ao combate ao coronavírus por ser de rápida transmissão.
Segundo o Ministério da Saúde, o Coronavírus (COVID19) é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente foi descoberto no dia 31/12/2019 na China. No entanto, em 1965, o vírus foi descrito como Corona Vírus em decorrência do perfil microscópico parecendo uma coroa.
Os sintomas do coronavírus são de febre, tosse e dificuldades para respirar. Também possui outros eventuais sintomas similares à gripe como coriza, dor de garganta, espirros e dores no corpo.
Em virtude de todos esses acontecimentos, todas as instituições de montanhismo, academias e ginásios de escalada, agências e operadoras de viagens e ecoturismo, inclusive o GPM, suspenderam todas as suas atividades. Parques nacionais e estaduais, points de escaladas e caminhadas, fecharam suas portas ao público por tempo indeterminado.
É altamente recomendada, aos montanhistas, a prevenção contra a contaminação. Precisamos de 100% de nossa capacidade respiratória e física para as práticas das atividades de montanhismo.
E o que podemos fazer nesse tempo em quarentena nos nossos lares?
1 – Aproveite os espaços do seu lar para treinar
Independente do tamanho do seu lar, você pode utilizar a criatividade e adequar o espaço ao tipo do treinamento.
Se tiver quintal com um bom espaço livre, é possível praticar exercícios que trabalham a parte aeróbica como correr ou até andar de bicicleta.
Já os treinamentos funcionais, musculação, exercícios localizados é possível praticar em lares de qualquer tamanho.
Na Revista Blog da Escalada tem um artigo que apresenta os 5 exercícios para escaladores que podem ser feitos em casa.
Existem algumas plataformas on-line especialmente para exercícios de ginástica e alongamentos, em ordem alfabética:
- BTFIT – essa plataforma oferece aulas coletivas de ginástica todos os dias. É disponibilizado via Web ou App.
- Exercícios em Casa – plataforma que possui diversas modalidades de aula. Há aulas gratuitas no seu canal do
youtube e, para quem quiser atendimento personalizado, os valores são amigáveis. - Queima Diária – maior plataforma on-line de exercícios do Brasil. É considerado um Netflix do mundo fitness.
- SWORKIT – também disponível em web e downloads por smartphones. Dentre as opções de exercícios estão o de força, aeróbicos, yoga e alongamento. E sequências que mesclam os exercícios de acordo com a sua vontade.
Já os exercícios específicos de escalada há o canal no youtube, True Climbing Brasil com exercícios que ajudam no fortalecimento e resistência para escalada.
Como material de apoio, você pode adquir a barra regulável vendida na Decathlon e vários modelos de Fingerboard vendidos no Mercado Livre.
O ideal é ter uma agenda de exercícios para os 7 dias da semana, entre 1 e 2 horas. Mas treine moderadamente de acordo com o seu limite corporal.
2 – Manutenção dos equipamentos
Agora é o momento para tirar todos os equipamentos de montanhismo do armário e checar o que precisa substituir, limpar, colocar para tomar sol ou lavar.
Estamos em um ótimo momento para ressolar as sapatilhas. Possivelmente, você ficará 15 dias sem elas. Seguem, em ordem alfabética, os contatos dos estabelecimentos seguros para o serviço de ressolas, segundo o site Revista Blog de Escalada:
- Cipó ressolas | Santana do Riacho MG– climbever@hotmail.com – link Facebook
- David Rocha | Curitiba PR – (41) 99932-9464 – link Instagram
- Igor Vilar (Ressolas Rio) | Rio de Janeiro RJ – whatsapp (21) 96985-9865 Ressolasrio@gmail.com
- Leandro Reis| Pedro Leopoldo MG – (31) 9764-9022 – leandroreis12@hotmail.com
- Leone / Flor Ressolas | Rio de Janeiro – (21) 98180-7449 | (21) 99113-5712 – leoneressola@gmail.com – link Facebook
- Pardal Ressolas | São Bento do Sapucaí SP – whatsapp (12) 99742-7114 pardalressolas@hotmail.com (oficial La Sportiva Brasil)
- Ressolas Mum-hha Climb | Belo Horizonte MG – whatsapp (31) 99504-6274 – luizctfonseca@gmail.com
- SOS Sapatilhas | São Bento do Sapucaí SP – belepad@hotmail.com (oficial FiveTen Brasil)
- Spyffer Escalar | Florianópolis SC – (48) 98804-6460 – link Facebook
- Tattu Ressolas | Criciúma SC – (48) 99604-8686 / 99967-8604 – tatturessolas@gmail.com
- Tico Ressola | Bragança Paulista SP – (11) 99955-9069
Também é possível dar uma manutenção na barraca, verificar varetas, impermeabilização, estado das estacas, se a lona possui algum rasgo. Segue algumas dicas no Blogdeescalada.com.
3 – Dicas dos Atletas
Assim como nós, muito dos atletas conceituados do mundo estão em quarentena e alguns deram as suas contribuições nas redes sociais.
- O escalador free solo Alex Honnold com algumas literaturas .
- A PHD em escalada, a Eva Lopez, escreveu um longo texto com os seus treinamentos no FingerBoard.
- O portal de aventura Extremos.com possui uma série de podcast chamado Diário de Quarentena. Os montanhistas mais famosos do Brasil contribuem com suas experiências.
- A escaladora casca grossa Lynn Hill apresentando seus treinos funcionais
4 – Treinamento de nós, voltas e procedimentos de escalada
Aproveite para consultar a apostila do CBM ou CGC guardada há algum tempo e utilize como apoio para o treino de nós, voltas e procedimentos de escalada.
Pode se utilizar qualquer espaço da casa e um apoio para as montagens de parada e praticar o manuseio da corda e desmontagem dos procedimentos.
Para quem fez o curso de Autorresgate, é possível relembrar os exercícios e aqueles nós que não costumamos utilizar durante a escalada. Tem o canal do Victor Carvalho, Youtuber e instrutor de escalada e autorresgate, para utilizar como apoio.
E para quem fez os cursos de primeiros socorros, reler os materiais entregues pelos instrutores durante o curso, tirar dúvidas e conversar com os companheiros de curso. No canal do youtube da Gear Tips você pode acessar alguns vídeos da Samantha Chu.
5 – Filmes, documentários e livros disponíveis.
As plataformas Amazon Prime e a Netflix possuem algumas opções de filmes e documentários para escalada e trekking. Seguem algumas dicas:
- Amazon Prime – Charged: The Eduardo Garcia Story, Africa Fusion, Desert Runners, Mile and a Half e Free Solo.
- Netflix – The Dawn Wall, Mountain, A escalada, National Parks Adventure e Ícaro.
O documentário Destino Aventura é a história de um casal e seu cão que se aventuram pelo continente americano em seu motor home.
E o filme muito bem humorado chamado Caminhos da Floresta, com Robert Redford, onde os personagens se aventuram numa travessia da Appalachian Trail no lado leste dos Estados Unidos.
- Você pode acompanhar os documentários do Reel Rock .
- E nosso mestre Amyr Klink disponibilizou gratuitamente o áudio book de seu projeto e experiência Cem dias entre o céu e o mar
- Numa tarde tranquila de domingo, você pode ler alguns dos livros indicados aqui no Blog do GPM
6 – Planeje sua próxima aventura
É o momento ideal para planejar suas aventuras, expedições e projetos! Sejam eles de um final de semana ou mais longos!
Para muitos, as viagens, expedições e aventuras já se iniciam com o seu planejamento. É prazeroso pesquisar e imaginar as inúmeras possibilidades.
As melhores viagens são aquelas que planejamos com bastante calma. Talvez, você já tenha em mente um destino bem bacana que queira fazer, mas não teve tempo para se planejar.
Escolha o destino e navegue por alguns Blogs e canais do Youtube. Busque contatos de guias locais para obter mais informações.
Prepare uma planilha com uma prévia de orçamentos dos passeios, hospedagens, transporte. Isso permite uma organização financeira para a grande viagem.
Por que não planejar expedições e projetos mais longos, desafiadores e mais ousados? Para se inspirar:
O dia tão especial da escalada (por Jucilene Braga Rodrigues) no Blog do GPM
Projeto 10 cumes do Grupo Paulista de Montanhismo – PARTE I (por Flávio “Chiko” Kitahara) no Blog do GPM
Brasileiros nas montanhas de 6 mil metros nos Andes no site Alta Montanha
7 – Respeitem os locais de montanhismo e fiquem em casa
O coronavírus ainda não chegou a muitas cidades no estado de São Paulo, que abrigam locais de prática de escaladas e caminhadas. Como a maioria dos montanhistas vive na capital, epicentro do coronavírus no Brasil, podemos ser portadores assintomáticos da doença e contaminar os proprietários das áreas particulares dos locais de prática e, consequentemente, os moradores da região. Vamos respeitar a tranquilidade deles e aguardar em casa até que tudo esteja sob controle.
8 – Manter contatos on-line com amigos e familiares
Aproxime-se dos seus familiares e amigos, mesmo à distância, promovendo boas conversas por meio de videochamadas, telefonemas ou mensagens.
Utilize toda tecnologia disponível para manter-se conectado com a vida e com as pessoas que você estima.
Procure os grupos de amigos que você gosta e expresse suas opiniões, leia ou ouça a opinião de seus amigos com empatia e compaixão.
Conversar, escutar, compreender e estabelecer uma rotina solidária inclusiva é importante para que as limitações impostas pela pandemia possam ser assimiladas e seguidas.
9 – Reflita e trabalhe sua mente
Para evitar o excesso de informações desnecessárias, procure assistir noticiários apenas uma vez ao dia. Geralmente a edição da manhã é capaz consolidar tudo o que precisamos saber para ficarmos atualizados.
Permanecer em casa por alguns dias é necessário, mas não é uma condição definitiva. Em breve, tudo voltará ao normal.
Encontre nas atividades manuais e físicas que possam ser executadas em casa um meio para aliviar desconfortos e para preencher o tempo.
Algumas sugestões para trabalhar a autoestima:
Tem o canal do Youtube da professora de yoga Pri Leite com uma série de 21 dias de exercícios práticos que trabalham o amor próprio e algumas bibliografias da instituição Palas Athena
10 – Cuidados com a alimentação e beba água
No período da quarentena o gasto calórico é menor que o normal. Mantenha cuidados para não ganhar peso, reduzindo a ingestão de carboidratos como pão, macarrão ou arroz.
Beba bastante água, no mínimo 2 litros por dia. A água ajuda o intestino a trabalhar adequadamente, favorece a circulação sanguínea e a distribuição de nutrientes pelo corpo.
Alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras devem estar presentes. Frutas, legumes e vegetais são importantes, reforçando de nossa imunidade e cuidando do nosso intestino.
Arroz, feijão, ovos, derivados do leite, nozes, castanhas e carnes (para quem não é vegetariano) são ótimas fontes de proteína, a matéria prima usada para fabricação de anticorpos que nos protegem de infecções.
Como se previnir do coronavirus?
- Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
- Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
- Evite aglomerações se estiver doente.
- Mantenha os ambientes bem ventilados.
- Não compartilhe objetos pessoais.