Projeto 10 Cumes do Grupo Paulista de Montanhismo – PARTE II
Flávio Kitahara dedica para Rosângela Nakashima
QUEM PARTICIPOU?
Aqui se reúnem montanhistas, escaladores, alpinistas, excursionistas, trekkers, aventureiros, pescadores e outros mentirosos…
Na celebração do casamento dos montanhistas Wilson Masayuki Kubatamaia e Mamy Analívia Suko, entre uma montanha de convidados, estava Roberto Rosa, mentor de uma proposta para levar montanhistas para os pontos culminantes do país. Entre uma cerveja e outra, escalava o assunto para a “Diretoria”. Todos ficaram excitados e dali a nove meses nascia…
O PROJETO 10 CUMES
Segundo Claudinei Dias da Silva, o Cao, um dos principais coordenadores do projeto: reúna os sujeitos que já andaram bastante por aí, tome umas cervejas, converse muito, escreva tudo (por mais absurdo que possa parecer) e depois reexamine, filtrando, organizando, e você chegará a mais ou menos isto:
.Quais montanhas vamos subir?
.Onde elas ficam?
.Como chegaremos lá?
.Do que vamos precisar?
.Quando iremos?
.Quanto custará?
.Quem vai participar?
Participou uma montanha de gente! Com pouca ou muita quilometragem, 59 montanhistas do CAP, CEU e GPM seguiram na mesma direção, abraçando a ideia.
Mestre Cao definiu: “Como todos no projeto são montanhistas amadores, isso significa que amam o que fazem, mas não são remunerados para isso, então de segunda a sexta, das 8 as 18 horas, tem de se disfarçar de analistas de sistemas, web designers, arquitetos, engenheiros, médicos, farmacêuticos, biólogos, advogados para bancar seu esporte. Isso significava também que todas as saídas do projeto seriam em finais de semana, feriados e as mais longas, nas férias dos participantes.”
As primeiras saídas, as menos exigentes, não tiveram nenhuma restrição quanto à experiência ou condicionamento físico, porque esses requisitos foram trabalhados ao longo do projeto. Já as últimas saídas, Monte Roraima, Pico da Neblina e 31 de março, as mais exigentes do ponto de vista físico, tiveram recomendações com relação ao condicionamento para que o grupo não fosse comprometido. Também foram as ascensões que mais exigiram do ponto de vista de planejamento e logística. Foram definidos coordenadores para cada saída de forma a não sobrecarregar alguns poucos.
Normalmente, o coordenador também era o guia da ascensão, exceto para o Monte Roraima, Picos da Neblina e 31 de março, para os quais havia a necessidade de guia local, ou por força de lei ou por habilidades extras.
A proposta original de Roberto Rosa contemplou o apoio e a assessoria de médico, nutricionista e preparador físico. O grupo teve o apoio e as orientações preparatórias do Dr. Frederico de Almeida Heitor e da nutricionista Janete Neves de Oliveira. A preparação física foi descentralizada, em função de preferências pessoais, entre a RACE – Ricardo Arap Consultoria Esportiva e TRILOPEZ Assessoria Esportiva.
Pouco antes do início das saídas, Roberto sofreu um grave acidente de moto que quase comprometeu sua participação nas primeiras saídas do projeto.
Com garra e determinação sobre-humanas, subiu mancando nas primeiras saídas. Infelizmente, sua recuperação foi lenta, comprometendo as seguintes.
Roberto mandou bem e resistiu bravamente até a quarta ascensão: Pico da Bandeira.
Nesta saída que incluía o Pico do Cristal, participaram 20 montanhistas e foi necessária a locação de um ônibus.
Em ordem alfabética, segue relação dos 59 montanhistas que participaram do projeto 10 Cumes e, ao lado do nome, as respectivas ascensões:
- ALBERTO HIDEMI SHIMUTA 1
- ALEX ZACHARAUSKAS 2
- ANDRE EIJI OKAZAKI 2
- ANDREA FERNANDA DE ANDRADE ARAÚJO 2
- ANTONIO SÉRGIO CASTILHO 2
- BERNARDO IOSHINORI NARUTAKI 5
- CARLA ANITA TANAKA 11
- CARLA NEGRÃO 1
- CARLOS RENATO ISMAEL 2
- CLÁUDIA DE CAIADO CASTRO 2
- CLAUDINEI DIAS DA SILVA 8
- DANIELA CORCI CARDOSO 5
- DANILO ALLEGRINI 6
- DENIS ADRIANO DE NADAI 4
- DILSON DE ALMEIDA 4
- DING XU 5
- EDI FERNANDO VIEIRA FILHO 5
- EDSON MITSUO SASAKI 2
- EDUARDO BATISTA 1
- EDUARDO CRESTANA GUARDIA 3
- EDUARDO SERTÓRIO 7
- ELI SHIMAKO 5
- ELIANE KATSUMI TSURUDA 3
- EMERSON JOSÉ AGUIAR 4
- EMÍLIO LACERDA CONDE 1
- ENZO EBINA 4
- FLÁVIO MASAHIRO KITAHARA 10
- FLÁVIO MITSUISHI 3
- FLÓRIO ANTONIO FERREGUTI 2
- FRANK TERUHIKO FUKUNARI 1
- FREDSON LOPES DE MACEDO 6
- GILBERTO YUUDI KOMORIZONO 1
- IVETE SUGITA 2
- JANE KAZUMI ONO 3
- KAREN EBINA 1
- KARINA SAYURI IMAMURA 1
- LUCI MÉRCIA RUBIA 1
- LÚCIA HELENA DE CARVALHO 2
- LUCINDA YURI TASHIRO 2
- MAIQUE GRIMELLO 1
- MARCELO H. OGAWA 1
- MÁRIO TOSHIYUKI HOASHI 4
- MARLEI MATHIAS 3
- MIKA TSUDA 2
- NANCI YUKO KANEKO 9
- NELSON KASUYOSHI KODAMA 2
- NILTON UEDA 7
- OSCAR CÂMARA NOGUEIRA DA GAMA 2
- PEDRO BOCAGINI 4
- RICARDO CHINDI FUJII 1
- RICARDO SUZUKI 7
- ROBERTO AUGUSTO ROSA 4
- ROBERTO CELLI DA COSTA 1
- ROSÂNGELA SONOE NAKASHIMA 1
- SIMONE FABIANE DA SILVA 2
- SIMONE YUMI MONIWA 3
- VIVIAN LENA SASSAKI SATO 1
- WILSON MITSUAKI SEKIGUTI 1
- YOSHIMI NAGATANI 7
E assim surgia a lenda Carla Tanaka, a única montanhista a completar as ascensões dos 11 pontos culminantes do país nas datas previstas pelo Projeto10 Cumes e, a primeira brasileira a alcançar esse feito! As ascensões no Parque Nacional de Itatiaia chegaram a mobilizar 36 montanhistas! Mais detalhes no próximo capítulo!